PROJETO HIP HOP NO A.B.C.
( Levando arte , cultura,lazer ,diversão,show, esporte , entretenimento,cidadania e dignidade para todas idades,em todas as regiões da cidade ).
Apresenta :
PROJETO HIP HOP NAS SEDES ( dos times de futebol ) e
ASSOCIAÇÕES (de moradores ) DA
CIDADE DE S.B.C.
1. INTRODUÇÃO
O Hip Hop é um movimento de cultura juvenil que surgiu nos Estados Unidos, nos últimos anos da década de 1960, unindo práticas culturais dos jovens negros e latino-americanos nos guetos e ruas dos grandes centros urbanos. O movimento é constituído pela linguagem artística da música (RAP - Rhythm and Poetry, pelos Rappers e DJ´s), da dança (o Break) e da arte plástica (o Graffiti) .
No Brasil ,no final dos anos 80, o movimento Hip Hop, especialmente o ritmo musical Rap, tornou-se para os jovens das periferias urbanas um meio fecundo para mobilização e conscientização. Muitos grupos de Rappers foram criados, ocupando um espaço de articulação e atuação no campo social, para reivindicar o direito de ser cidadão, participar do mercado de trabalho e para lutar contra a violência e a discriminação. Esses grupos são organizados por Rappers, DJ´s, Grafiteiros e Breakers de uma mesma região .
Assim, os grupos de Rap começaram a alcançar visibilidade no início dos anos 90 no Brasil, sendo caracterizados por ações coletivas bem definidas de conscientização política e exercício da cidadania. Esses grupos de Rap mantêm contatos com entidades do movimento negro (do Brasil e do exterior), participam de eventos, simpósios e congressos promovidos por essas entidades, e se propõem a trabalhar com a questão racial, a pobreza, as drogas e a violência da sociedade brasileira; e incentivam e procuram conhecer as biografias de personalidades negras, elaboram panfletos com o resumo destas biografias e as distribuem nos pontos de encontro da juventude pobre e negra.
O movimento Hip Hop está progressivamente tomando força em muitas cidades de todas as regiões do Brasil, desenvolvendo-se principalmente nas comunidades mais carentes, transformado a vida de muitos jovens por meio do lazer e arte em forma de luta e resistência às dificuldades do dia-a-dia.
Atualmente, o Hip Hop tem sido trabalhado em diversos Projetos Sociais e Educativos por todo país, enfocando seus mais variados aspectos: dança, identidade racial, arte, luta social, lazer, educação, preparação física e filosofia de vida.
Sabendo disso, propomos que a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, aprove o “ PROJETO HIP HOP NAS SEDES ( dos times de futebol ) e ASSOCIAÇÕES (de moradores ) DA CIDADE DE S.B.C. ” como uma forma de valorizarmos essa prática cultural tão marcante em nossa cidade,no estado e no Brasil.
Destacamos que essa proposta se espelha em inúmeros trabalhos de destaque realizados por instituições públicas e privadas e por Organizações Não Governamentais (ONG) de todo país, especialmente do Projeto Musical Hip Hop Patrimônio Público do Instituto Brasil Verdade (IBV), do DJ Fabio ACM da Rede Jovens Brasil - Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, e do dançarino Eberson Gomes dos Santos do Grupo de Dança de Rua Mensageiros de Deus, de Gurupi, sul do Tocantins.
2 . PORQUE ESTE PROJETO DEVE SER IMPLEMENTADO ?
Para que possamos agregar pessoas de diferentes idades ,etnias e culturas ,que estão “ expostas a vulnerabilidade do tráfico de drogas e a prostituição infantil ` nas comunidades e periferias da cidade de São Bernardo do Campo.Introduzindo a cultura HIP HOP neste contexto, para que possam em sua ociosidade ,participarem de cursos de DJ( disquei jóquei) , B.BOYS/B.GIRLS (dança) ,M.C ( mestre de cerimônia ) e GRAFITE( pinturas).Para estas pessoas que não participam de nenhuma atividade cultural provavelmente por causa da sua situação financeira.
3 . QUAL SERÁ A IMPORTÂNCIA DESTE PROJETO NAS
COMUNIDADES ?
Certamente com este trabalho/projeto, inédito e pioneiro na cidade,feito nas sedes dos campos de futebol e associações dentro dos bairros e comunidades periféricas , conseguiremos trazer as pessoas que estão expostas ao tráfico e prostituição para o espaço onde estaremos realizando as oficinas .E como estão ociosas ,também pela falta de opção para participarem de eventos culturais,elas participarão efetivamente dos cursos oferecidos ,ocupando suas mentes e tempo para aprender os cursos disponibilizados.Que será muito importante na vida destas pessoas trazendo um pouco mais de dignidade e cidadania para elas e principalmente melhora para os bairros/periferias e consequentemente para a cidade.
4 . QUE BENEFÍCIOS SERÃO ALCANÇADOS PELO PÚBLICO ALVO DO PROJETO ?
Concluindo
os cursos oferecidos,além de se tornarem pessoas melhores do que quando
iniciaram o curso,também estarão aptos á exercerem uma nova profissão ,pelos
cursos aplicados,pela nova experiência
adquirida e também pela nova perspectiva de vida .
5 . OBJETIVO DO PROJETO.
Através de oficinas de HIP HOP nos bairros,promover o “PROJETO HIP HOP NAS SEDES ( dos times de futebol ) e ASSOCIAÇÕES (de moradores ) DA CIDADE DE S.B.C.” como um evento democrático de ampla participação popular que incentive a prática da Dança de Rua e do Graffiti como expressões artísticas, contribuindo para a difusão cultural e desenvolvimento regional,além de
fomentar e criar condições para desenvolvimento aprimoramento de novos
talentos das comunidades e periferias brasileiras para a CULTURA HIP HOP e para
o MUNDO. Principalmente criar ambientes
favoráveis para desenvolvimento de artes/cultura/lazer/ entretenimento e
essencialmente para o convívio e
harmonia social.Auxiliando na preservação e valorização da vida
- Mostrar a cultura do Hip Hop nos seus mais variados aspectos: música , dança , arte, lazer, luta social, educação, atividade física e filosofia de vida;
- Possibilitar a apresentação dos grupos de Hip Hop (Rappers, DJ´s, Grafiteiros e Breakers), existentes no município e região, promovendo o desenvolvimento de habilidades musicais de crianças e jovens de nossa cidade;
- Difundir valores éticos e morais relacionados ao Hip Hop, incentivando a capacidade de auto-expressão, reforçando a auto-estima e promovendo o exercício da cidadania através do respeito ao patrimônio cultural e ambiental de nosso região;
- Promover o intercâmbio entre os grupos de Hip Hop e a renovação dos movimentos culturais de nosso município;
- Resgatar, através do Hip Hop, os talentos e o bom gosto pelos eventos que venham enriquecer a cultura local;
- Proporcionar aos adeptos da cultura Hip Hop a oportunidade de serem vistos e reconhecidos por seus talentos;
- Tornar tradicional a execução deste “Projeto na cidade além de futuramente promovermos Festivais de Hip Hop” na ocasião especiais .Também agregaremos pessoas de diversas culturas nacionais,etnias e idades diferentes no mesmo espaço , trocando experiências e conhecimentos entre si e os coordenadores/monitores ,cada um em sua área ( DJ,Graffiti,Mc e Dança).Visando sempre a prioridade para as crianças e jovens em situação de vulnerabilidade ao tráfico de drogas e a prostituição infantil.) e ensinar á todas diferentes cursos de de preferência com capacitação profissional , para que possam vislumbrar o mundo sob outra ótica e ter a oportunidade de trabalhar na área de um dos cursos oferecidos e concluído por cada um dos participantes envolvidos no projeto.Porque
um projeto de democratização cultural tem por objetivo, á médio e longo prazo, a formação de indivíduos - crianças, jovens e/ou adultos - mais aptos para a vida e para a construção de uma nova realidade. Seus objetivos específicos se concentram na realização das atividades propostas como meio para essa finalidade maior. Alguns exemplos são a realização de uma oficina de artes, a viabilização do acesso de uma determinada população que não teve ou têm oportunidades para participar de um espetáculo de dança, show,teatro ,etc...
Acreditamos que a realização do “ Projeto Hip Hop nas sedes dos bairros e associações ” servirá também como um momento de entretenimento familiar e de promoção cultural, no qual as famílias de nossos bairros,periferias ,enfim de nossa cidade poderão estar presentes para se aprenderem,trocarem experiência e por fim se divertirem de forma amigável e saudável entre todos participantes.
Além disso, a participação de crianças , adolescentes , jovens e adultos em um evento artístico pode servir como meio de aprendizagem prazerosa, para o desenvolvimento da consciência cidadã e para a promoção da arte popular.
É sabido que a prática de esportes , das artes e cultura é relevante para o desenvolvimento da criança,adolescentes,jovens e adultos , pois por meio deles se estabelecem limites sociais e há a transferência de saberes. Isso viabiliza a possibilidade de estruturação da personalidade e da socialização, por que permite que o indivíduo se conheça melhor e aceite mais facilmente seu semelhante.
Diversos estudos têm demonstrado os valores positivos da cultura Hip Hop no Brasil e em outras partes do mundo. O movimento Hip Hop, originado da necessidade de sociabilidade de jovens das periferias de grandes centros urbanos, oferece ao espaço urbano (bairros, ruas, esquinas, escolas etc.) elementos de identificação e formação para adolescentes, que se traduzem na resistência à ideologia dominante, discriminadora e mercadológica, que constitui a indústria cultural e seus símbolos (MAGRO, 2002).
O processo educativo não-formal e informal que acontece no Hip Hop gira em torno da criação de novos espaços e modos de existir dos moradores dos bairros e da periferia na sociedade brasileira. Esses novos espaços criados pelos jovens que constituem o movimento Hip Hop brasileiro ajudam a construir uma outra visão sobre a vida dos adolescentes,jovens e adultos, permitindo que eles se vejam como protagonistas de ações propositivas que contribuam para soluções dos problemas de nossa sociedade ou para transformação da ordem social (MAGRO, 2002).
Além disso, acreditamos que o “ Projeto Hip Hop nas sedes dos bairros e associações da cidade de São Bernardo do Campo- S.P.”,e posteriormente promovendo Festival de Hip Hop na cidade , e ao entrar no calendário cultural local, poderá promover o desenvolvimento regional, principalmente pela atração de participantes e turistas. A chegada de pessoas para participarem desse evento movimentará a rede hoteleira da cidade e o setor de serviços e vendas, conforme mostram algumas experiências bem sucedidas em outras localidades de nosso país.
9 . NOSSAS METAS.
A cada final de temporada dos cursos das oficinas,realizaremos um evento com todos formados reunindo todos participantes para apresentação de seus aprendizados durante o período ,e promover a confraternização entre as pessoas envolvidas no projeto de todas as comunidades e periferias .Convidaremos grupos ,bandas ,artistas que estão dentro das vertentes do hip hop ou não ,para participação e incentivo aos novos formados.Após estas formações ,realizar um evento máster semestral ,no centro da cidade ou numa área determinada ,onde se apresentarão uma atração principal e os alunos formados que melhores se destacaram em suas modalidades .
10 . METODOLOGIA
A cada final de temporada dos cursos das oficinas,realizaremos um evento com todos formados reunindo todos participantes para apresentação de seus aprendizados durante o período ,e promover a confraternização entre as pessoas envolvidas no projeto de todas as comunidades e periferias .Convidaremos grupos ,bandas ,artistas que estão dentro das vertentes do hip hop ou não ,para participação e incentivo aos novos formados.Após estas formações ,realizar um evento máster semestral ,no centro da cidade ou numa área determinada ,onde se apresentarão uma atração principal e os alunos formados que melhores se destacaram em suas modalidades .
10 . METODOLOGIA
Oficinas com duração de 03 ( três ) meses,ou de acordo com suas
necessidades e particularidades,com horários flexíveis e alternativos (
manhã,tarde e noite) ,para não conflitar com horários escolares e de
trabalho.Sendo 03 (três) horas por aula(com intervalo de 30 (trinta ) minutos
para lanche.Também com turmas aos finais de semana,com a finalidade atingirmos todos os públicos .
Visando sempre a exibição,
circulação, difusão e distribuição cultural entre todos : Oferecer, facilitar e
qualificar a fruição artística entre e pelo público beneficiado.
Práticas culturais e
sensibilização/educação artística: vivenciar o fazer artístico, seja por meio
de oficinas, cursos ou outras atividades de caráter educativo , social e
cultural.
CRONOGRAMA
Apartir da aprovação do PROJETO HIP HOP NAS SEDES ( dos times de
futebol ) e ASSOCIAÇÕES (de moradores ) DA CIDADE DE S.B.C., /Daremos
continuidade imediatamente as
aulas/cursos,como estava sendo aplicados outrora á esta classe social,interrompido
por falta de condições .
E á cada 03 ( três)
meses,posteriormente ao final dos cursos ,realizaremos novas inscrições ,para
novos participantes,devido a grande demanda e procura pelos cursos que há
atualmente.E consequentemente
continuaremos com novas turmas.Assim por diante.vislumbrando o enlace em outras cidades da região e do
estado.
RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se que o “Projeto Hip Hop nas sedes dos bairros e associações da cidade de São Bernardo do Campo-S.P." seja um evento que terá o envolvimento dos seguimentos da comunidade local, com a participação de estudantes(mérito para participar do Projeto) e moradores de todos os bairros da cidade, sem distinção de idade, gênero, credo, raça e nível econômico.
Esperamos ainda que esse evento se torne uma atração turística, como é realidade com outros Projetos,Festivais , Feiras e Exposições na nossa região, atraindo muitas pessoas e proporcionando a promoção do desenvolvimento econômico por meio do crescimento cultural.
Espera-se que o “Projeto Hip Hop nas sedes dos bairros e associações da cidade de São Bernardo do Campo-S.P." seja um evento que terá o envolvimento dos seguimentos da comunidade local, com a participação de estudantes(mérito para participar do Projeto) e moradores de todos os bairros da cidade, sem distinção de idade, gênero, credo, raça e nível econômico.
Esperamos ainda que esse evento se torne uma atração turística, como é realidade com outros Projetos,Festivais , Feiras e Exposições na nossa região, atraindo muitas pessoas e proporcionando a promoção do desenvolvimento econômico por meio do crescimento cultural.
Orçamento
por 1 espaço de curso.
Aparelhos
permanente nas oficinas Preço
1º 1 par de toca-discos
$ 5.000,00
2º 1 par de cdj
$ 3.000,00
3º 1 mixer
$ 2.000,00
4º 2 caixas de som ativas e
passivas falantes de “12/15” 500 watts
r.m.s $ 2.000,00
5º Projetor - para apresentar
aos alunos a história da origem do Hip Hop $
500,00
6º DVD/T.V.
$ 1.500,00
TOTAL $ 14.000,00
Orçamento mensal da oficina
1º tintas sprays –várias
cores
$ 500,00
2º Alimentação/lanches nos
intervalos das aulas para os alunos/mês
$ 1.000,00
3º Manutenção do espaço p/ os cursos.Sedes dos clubes e associações $ 500,00
3º Manutenção do espaço p/ os cursos.Sedes dos clubes e associações $ 500,00
Contribuição para os
profissionais/monitores-
Equipe abaixo
- 3 aulas diárias de 2ª á 6ª
DJ, $
1.300,00
M.C
$ 1.300,00
B.BOY/GIRL $
1.300,00
GRAFITE
$ 1.300,00
..................
Total
por mês $ 7.200,00
PROPONENTES
Geraldo (DJ Voz Dúgueto) & Luciene Neves
COORDENADORES DO
PROJETO HIP HOP NO A.B.C.
(
Levando arte , cultura,lazer ,diversão,show, esporte , entretenimento,cidadania
e dignidade para todas idades,em todas as regiões da cidade ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário